HOME

Como deixar o Windows XP mais rápido

windows xp

Saiba como deixar o Windows XP mais rápido

Ao adquirir o seu computador a velocidade e o desempenho dele era muito melhor e agora está mais lento? Isso acontece por vários motivos e também por que nós meros mortais por falta de coragem e/ou outro motivo não fazemos uma faxina e alguma manutenção em nossas máquinas. Muitos usuários também não conhecem o procedimento para deixar ele mais rápido e não se arriscam a proceder com o que não sabe. Para deixar o Windows XP mais rápido não é difícil, basta entender aonde, como e por que está configurando esta área para melhorar o desempenho.

Verifique a memória
RAM do seu computador:
Ela deve ter pelo menos 512 megabytes, menos do que isso independente do que faça manutenção o sistema sempre vai ficar no mesmo estado. Memória RAM está barata e o preço é acessível, com a concorrência e os diversos modelos de memória RAM dá para pagar a vista o preço dela. Verifique com o fabricante ou com algum especialista se a memória RAM é compatível com o seu computador.

Desativar os efeitos
visuais
: Também ajuda bastante e economizar memória. Para fazer isso clique com o botão do mouse sobre o ícone do “Meu computador” (geralmente fica na área de trabalho, menu iniciar e no Windows Explorer) e clique em “Propriedades”. Na aba “Avançado” dentro de “Desempenho”, clique com o mouse em “Configurações”. Na aba “Efeitos visuais” escolha a opção “Ajustar para um desempenho um melhor desempenho”. Com o tempo sentirá a diferença entre antes e depois.

Mantenha o seu
antivírus atualizado:
Quanto mais cheio de vírus e cheio de pragas virtuais em seu computador mais ele perderá velocidade. Vírus agem em segundo plano no seu “comendo” uma fatia da velocidade do seu sistema.

Desabilite as pastas
ZIP do seu computador:
Essas pastas ZIP deixam o seu computador mais lento, prefira baixar o Winzip ou o WinRar que são ótimos para manipular arquivos zipados. Para desabilitar acesse Iniciar -> Executar, digite “regsvr32 /u zipfldr.dll” sem as aspas. Em seguida irá aparecer uma caixa com uma mensagem (DllUnregisterServer em zipfldr.dll teve êxito), bastando clicar em “OK”.

Mantenha o seu
Windows atualizado:
Isso corrige muitas áreas críticas e vulnerabilidade do sistema que interferem no desempenho. Ajuda também a evitar possíveis ações de vírus e pragas virtuais. Quanto mais indefeso o seu sistema mas ele perde velocidade.

Desative os programas
desnecessários:
Eles iniciam junto com o Windows e torra sua paciência quando o seu computador começa a iniciar.
Vá em Iniciar -> Executar, digite “msconfig” sem as aspas, vá até a aba “Inicializar” e desmarque todos os programas que não são necessários iniciar junto com o Windows.

Limpe fisicamente o
seu computador:
Nem que seja uma vez por ano ao menos, é uma tarefa “chata” ter de abrir o computador e limpar toda aquela poeira, mas, o seu bolso no futuro irá agradecer e a velocidade do seu XP também.

Elimine demasiadas fontes no seu computador: PC com mais de 500 fontes deixa o sistema lento, afinal, fontes são usada desde o Bloco de notas, editores de imagens e muito outros programas no seu computador. Geralmente essas fontes ficam na pasta “Fonts” dentro da pasta “Windows” dentro da unidade raiz do seu computador.

Faça limpeza do
disco:
Vá em Iniciar -> Programas -> Ferramentas do sistema -> Limpeza de disco. Escolha o que deve ser apagado, caso queira desinstalar alguns programas logo em seguida fica á seu gosto.

Elimine restaurações
do sistema:
Embora seja muito útil para evitar problemas em seu computador, com o tempo acumula muitas configurações antigas que não são e nem serão mais usadas. Uma ou duas configurações de restauração do sistema guardada no seu computador é uma boa quantidade que fica bem administrável. Para acessar vá em “Iniciar”, depois em “Painel de controle”, clique em “Sistema”, e abra a
“Restauração de sistema” e desmarque a opção “Desativar restauração do sistema” ou elimine uma a uma, depois clique em “OK”.

Deixar o seu Windows mais rápido deve ser um hábito. De tempo em tempo faça a manutenção nele, afinal, o seu Windows XP e o seu bolso merece.

 

Conheça a nova loja da Sony Vaio


Deixe um comentário

2 digitos ® 2011-2017 | Política de Privacidade