HOME

Como recarregar cartuchos

cartucho
Quem tem uma impressora em casa e/ou no trabalho sabe o quanto dói no bolso ter que comprar um cartucho novo toda vez que acaba a tinta no pior dos casos ou mandar recarregar o cartucho. Como seria bom se você mesmo pudesse recarregar o cartucho, mas, para muita gente isso é um dragão com sete cabeças.

Para recarregar um cartucho é um pouco chato, mas, se não fosse seria chato também, leve pelo lado positivo da coisa. Escolha e compre um kit de recarregar cartucho, o preço é um pouco salgado, mas, vale a pena. Ao longo prazo a economia será muito grande se comparada á recarregar cartucho e/ou comprar cartuchos toda vez que ele esvaziar.

O kit vem com um refil de tinta, uma agulha e acessórios. Você vai apanhar um pouco no começo para recarregar o seu cartucho, mas, como diz o ditado “a prática leva a perfeição”.

Dicas ao recarregar um cartucho antes, durante e depois da recarga:

  • Nunca coloque os dedos no contato metálico do cartucho, caso aconteça a chance de queimar o cartucho é grande, e se queimar o cartucho não servirá nem pra enfeite mais.
  • Não deixe um cartucho fora da impressora por mais de 24 horas
  • Se não tiver jeito mesmo, guarde em um saco plástico que fecha com um zíper
  • Não recarregue um cartucho sem uso depois de 24 horas
  • Não gaste longos tempos recarregando o cartucho
  • Não injete com demasiada pressão a tinta no cartucho ou ele vai se tornar uma torneira de tinta
  • Faça um teste de impressão logo depois de recarregar. De preferência imprima algo na cor preta e/ou 3 coloridas de acordo com o cartucho. Parece óbvio, mas é muito mais importante do que parece.
  • Use jornal, seringas e luvas
  • Não coloque cartuchos com gotejamentos na impressora
  • Para checar se o cartucho está com tinta ressecada pegue um papel toalha e passe em cima dele forçando levemente o cartucho. Não limpou direito? Limpe quantas vezes for necessária.

Sem esquecer o que foi dito

Vamos ao que interessa afinal, vamos ao procedimento de recarga. Apesar de mudar um pouco de marca para marca o procedimento de recarga para cartucho são muito similares. Aqui vai uma noção básica para orientar você na hora de recarregar. Para informações específicas sobre a marca do seu cartucho recomendo entrar em contato com o fabricante seja por e-mail, site, telefone, enfim… Veja como recarregar logo abaixo

  1. Geralmente os cartuchos possuem adesivos. Se ele contém informações importantes não ignore, poderá ser útil
  2. Existem uns tampões, geralmente são no formato de círculos, de dois á três furos. É por lá que se injeta a tinta, use um material fino e pontiagudo o suficiente para destacar a proteção em cima e deixar os furos livre para a passagem da tinta.
  3. Quando furar cada furo note a cor que fica o objeto pontiagudo, essa será a cor correspondente a cor da tinta que será injetada no cartucho.
  4. Nunca, jamais, em hipótese alguma não cometa o erro de injetar a cor errada no cartucho (Ex.: colocar uma cor onde fica outra cor dentro do cartucho). Se fizer isso terá de comprar um novo cartucho.
  5. Há cartucho que é necessário gotejar a tinta no alojamento devido no cartucho sem espetar internamente a esponja. Verifique se é o caso do seu cartucho. Se não for esse o caso do seu cartucho, com a seringa devidamente preenchida com a tinta correspondente com a cor do orifício injete a tinta sempre tendo o cuidado de regularmente recuar a seringa quase a pressão de injeção se tornar quase exagerado.
  6. Há cartuchos que é recomendado fazer o teste de impressão depois de uma hora, cheque se é o caso do seu cartucho.

O procedimento é muito similar para cartuchos coloridos e pretos. Vale a pena perder um tempo recarregando cartuchos na sua casa e/ou trabalho. Além de prazeroso, o seu bolso agradece.

No You Tube existem vários vídeos tutoriais mostrando o procedimento muito similar ao explicado aqui. Esses vídeos irão ilustrar e reforçar em sua memória o que foi dito aqui.

Boa recarga!

 

Conheça a nova loja da Sony Vaio


Deixe um comentário

2 digitos ® 2011-2016 | Política de Privacidade