Quem tem uma impressora em casa e/ou no trabalho sabe o quanto dói no bolso ter que comprar um cartucho novo toda vez que acaba a tinta no pior dos casos ou mandar recarregar o cartucho. Como seria bom se você mesmo pudesse recarregar o cartucho, mas, para muita gente isso é um dragão com sete cabeças.
Para recarregar um cartucho é um pouco chato, mas, se não fosse seria chato também, leve pelo lado positivo da coisa. Escolha e compre um kit de recarregar cartucho, o preço é um pouco salgado, mas, vale a pena. Ao longo prazo a economia será muito grande se comparada á recarregar cartucho e/ou comprar cartuchos toda vez que ele esvaziar.
O kit vem com um refil de tinta, uma agulha e acessórios. Você vai apanhar um pouco no começo para recarregar o seu cartucho, mas, como diz o ditado “a prática leva a perfeição”.
Dicas ao recarregar um cartucho antes, durante e depois da recarga:
- Nunca coloque os dedos no contato metálico do cartucho, caso aconteça a chance de queimar o cartucho é grande, e se queimar o cartucho não servirá nem pra enfeite mais.
- Não deixe um cartucho fora da impressora por mais de 24 horas
- Se não tiver jeito mesmo, guarde em um saco plástico que fecha com um zíper
- Não recarregue um cartucho sem uso depois de 24 horas
- Não gaste longos tempos recarregando o cartucho
- Não injete com demasiada pressão a tinta no cartucho ou ele vai se tornar uma torneira de tinta
- Faça um teste de impressão logo depois de recarregar. De preferência imprima algo na cor preta e/ou 3 coloridas de acordo com o cartucho. Parece óbvio, mas é muito mais importante do que parece.
- Use jornal, seringas e luvas
- Não coloque cartuchos com gotejamentos na impressora
- Para checar se o cartucho está com tinta ressecada pegue um papel toalha e passe em cima dele forçando levemente o cartucho. Não limpou direito? Limpe quantas vezes for necessária.
Sem esquecer o que foi dito
Vamos ao que interessa afinal, vamos ao procedimento de recarga. Apesar de mudar um pouco de marca para marca o procedimento de recarga para cartucho são muito similares. Aqui vai uma noção básica para orientar você na hora de recarregar. Para informações específicas sobre a marca do seu cartucho recomendo entrar em contato com o fabricante seja por e-mail, site, telefone, enfim… Veja como recarregar logo abaixo
- Geralmente os cartuchos possuem adesivos. Se ele contém informações importantes não ignore, poderá ser útil
- Existem uns tampões, geralmente são no formato de círculos, de dois á três furos. É por lá que se injeta a tinta, use um material fino e pontiagudo o suficiente para destacar a proteção em cima e deixar os furos livre para a passagem da tinta.
- Quando furar cada furo note a cor que fica o objeto pontiagudo, essa será a cor correspondente a cor da tinta que será injetada no cartucho.
- Nunca, jamais, em hipótese alguma não cometa o erro de injetar a cor errada no cartucho (Ex.: colocar uma cor onde fica outra cor dentro do cartucho). Se fizer isso terá de comprar um novo cartucho.
- Há cartucho que é necessário gotejar a tinta no alojamento devido no cartucho sem espetar internamente a esponja. Verifique se é o caso do seu cartucho. Se não for esse o caso do seu cartucho, com a seringa devidamente preenchida com a tinta correspondente com a cor do orifício injete a tinta sempre tendo o cuidado de regularmente recuar a seringa quase a pressão de injeção se tornar quase exagerado.
- Há cartuchos que é recomendado fazer o teste de impressão depois de uma hora, cheque se é o caso do seu cartucho.
O procedimento é muito similar para cartuchos coloridos e pretos. Vale a pena perder um tempo recarregando cartuchos na sua casa e/ou trabalho. Além de prazeroso, o seu bolso agradece.
No You Tube existem vários vídeos tutoriais mostrando o procedimento muito similar ao explicado aqui. Esses vídeos irão ilustrar e reforçar em sua memória o que foi dito aqui.
Boa recarga!
Conheça a nova loja da Sony Vaio